27.2.09

Assim pensava Artur Bual…

Definição de Arte, por Bual Bual, Dez 2001Aqui fica a mensagem para Braga! Assim escreveu Bual.

    Sopro do ser, ultima expo de Bualnatalia-correia-por-bualDIGITAL CAMERA

Bual nasceu em Lisboa em 1926 e faleceu na Amadora em 1999. Pintor, Escultor e Ceramista, representativo das várias tendências da pintura abstracta em  Portugal. Realizou diversas exposições em Portugal e no estrangeiro, entre 1952 e 1999. Está representado em diversas colecções: Palácio da Justiça de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais, Câmaras Municipais, Centro de Formação Profissional de Pegões, Governo Regional dos Açores, etc. Executou diversos frescos em 12 Capelas, no Alentejo e Ribatejo.

Cristo, bual  artur-bualOLYMPUS DIGITAL CAMERA         Sopros de Ser, Bual

O artista colaborou com Carlos Avilez e Francisco Relógio, como director plástico em várias cenografias levadas à cena no Teatro Experimental de Cascais e do Porto.
Foi director gráfico da revista de arte e letras “Contravento”. Executou painéis-mosaico para a estação da CP da Amadora e para o Metropolitano de Lisboa.
Ilustrou os livros “Instinto Supremo” de Ferreira de Castro, “As Alegres Noites de Um Boticário” de Miguel Barbosa e “Rencontre avec culture Portugaise” (Nov/91, Paris).

Sem comentários: